Como lidar com o cansaço e a indisposição?

Como lidar com o cansaço e a indisposição?

À medida que envelhecemos, ficamos mais sujeitos a certas doenças, que podem nos deixar mais cansados e acabar com a nossa disposição. No entanto, o cansaço por si só, não é um sintoma do envelhecimento! Hoje vamos conversar sobre como lidar com o cansaço e falta de disposição.

CIRCUNSTÂNCIAS

Pode não haver uma única causa para sua letargia, mas fazer algumas pequenas mudanças em sua rotina pode devolver a energia que pensava que a idade havia tirado de você. A menos que a dor crônica esteja causando sua fadiga, é possível ter mais energia e continuar tendo uma vida engajada e saudável!

CAUSAS

O cansaço e falta de disposição podem ter diversas causas, que vão desde a insônia a dieta.  O ideal é investigar para entendermos a raiz do cansaço. Por exemplo, se você está sofrendo de insônia, o que pode estar causando sua dificuldade para dormir? Se você se sente estafado demais após uma refeição, o problema pode estar na escolha dos alimentos. Com auxílio médico é possível encontrar uma solução que funcione para você.

ALGUMAS MUDANÇAS

Como mencionado anteriormente, algumas mudanças podem ser o que você precisa para ver sua energia voltar. A auto-observação é o primeiro passo para você entender o que pode estar causando o cansaço e falta de disposição. Separamos alguns pontos chaves para você avaliar no seu dia a dia:

– O SONO: Pode parecer uma solução óbvia, mas nossos padrões de sono mudam à medida que envelhecemos, portanto, temos que levar em conta essas mudanças quando pensamos porque estamos cansados. A insônia crônica é mais comum em adultos mais velhos e pode causar fadiga ao longo do dia, o que pode aumentar a chance de quedas e outros acidentes domésticos. Se você identificar que o seu sono está prejudicado, converse com seu médico, ele pode te ajudar a mudar alguns hábitos para que você possa ter um sono mais profundo e reparador.

Quer saber mais sobre o sono dos idosos? Leia nosso post!

– ALIMENTAÇÃO: Sim, a alimentação tem poder de mexer com nosso humor e energia também. Vale a pena observar o que você tem comido e procurar alimentos em nutrientes e que te forneçam energia! Dê preferência a frutas, verduras, legumes e grãos, de preferência assados e cozidos. Evite alimentos muito gordurosos, industrializados e ricos em açúcar. Além de não fazerem bem à sua saúde, sobrecarregam o seu sistema digestivo, aumentando a fadiga, a indisposição e o risco de inflamação.

VITAMINA B12: Você sabia que a deficiência de vitamina B12 é comum em idosos? Precisamos desta vitamina para formar corretamente os glóbulos vermelhos e manter o funcionamento normal do cérebro e do sistema nervoso. Então, como você pode imaginar, quando seus níveis começarem a diminuir, você poderá ter alguns problemas, entre eles, anemia, fadiga, fraqueza, constipação, perda de apetite, perda de peso, alterações neurológicas, como dormência e formigamento nas mãos e pés.

Vale ressaltar que apontamos algumas situações que podem estar influenciando na sua energia durante os dias, porém lembre-se que é essencial conversar com seu médico. Este post não substitui uma consulta médica, certo?

Em caso de dúvidas ou marcação de consulta, entre em contato pelo e-mail ou telefone abaixo:

Telefone: (21) 3264-5885

E-mail: draanacarolinegeriatra@gmail.com